terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pingos da História

 Os Maias




 
Os maias se estenderam pela península de Yucatán e pelas planícies e montanhas dos estados mexicanos de Tabasco e Chiapas e pela Guatemala, Belize e partes de El Salvador e de Honduras.
Foram mais de 50 centros maias importantes durante o Período Clássico. 
A família tinha uma organização bem aperfeiçoada, a distribuição de trabalhos  entre homens e mulheres era parecidas com as das demais sociedades pré-históricas, os homens se ocupavam da caça, pesca e defesa da aldeia, as mulheres, da agricultura, da criação dos filhos e dos serviços domésticos, delas  também dependiam o sustento da casa, o pagamento dos tributos e a tecelagem.
 

Os casamentos eram negociados, os rapazes escolhiam as moças, sempre da mesma tribo, e para as moças as familiar procuravam os “casamenteiros” quando essas não eram escolhidas.
Havia uma espécie de divórcio.
O adultério era seriamente punido entre eles, mas apenas o homem sofria as penas físicas, para as mulheres a blasfêmia era o suficiente. 
Havia um exercito constituído, mas quando o número de homens não era suficiente, fazia-se uma espécie de convocação obrigatória.
As armas utilizadas eram o arco e a flexa, lanças, com pontas de dentes de peixes ou pedras, e machados de metal.
Os chefes se ornamentavam com penas de pássaros e pele de onça.
Na luta, os soldados obedeciam às ordens do seu Nacón. Se o Nacón morresse ou fugisse todos fugiam também, com alarido.
Os maias eram povos sedentários, e tiveram na agricultura a base de sua economia.
As plantações, especialmente de milho, eram vastas e cuidadas de modo comunitário. Eram cultivadas diversas espécies de milho e o excedente era conservado em silos para ser consumido nos períodos de escassez ou para intercâmbio comercial.
Além do milho, os maias cultivavam cacau (que era utilizado também como moeda), favas, feijões, tubérculos, abóboras, pimenta, e duas variedades de algodão, que eram indispensáveis para a confecção de suas roupas.


O ofício para o qual mais se inclinavam era o de mercador.
Os principais itens comercializados:o sal, as roupas de algodão, as cores para tingimento, tintas utilizadas para pintura corporal, achas resinosas para iluminação, escravos, jóias, contas de pedras coloridas usadas como adornos e cacau; estes três últimos também eram utilizados como moeda.
Os comerciantes iam aos mercados acompanhados pelos seus escravos, que carregavam a mercadoria. 
A religião maia era politeísta, no seu panteão se encontrava uma série de deuses principais, cada qual rodeado de outras divindades de menor categoria.
Havia a nítida separação entre o BEM e o MAL;
Os deuses do bem proporcionadores das alegrias e da plenitude;
Os deuses do mal da morte e da destruição.
 
Os maias praticavam também uma espécie de batismo, como ritual de renascimento, onde acreditavam que as pessoas ficavam com predisposição para serem boas e evitar todos os males, bem como garantir um lugar no paraíso depois da morte.
Alem do batismo havia a confissão das ações cometidas e consideradas pecado entre eles (roubo, homicídio, falso testemunho...), e as penitencias variavam desde a supressão do sal e da pimenta da comida até a abstinência sexual.
Material da pesquisa realizada pelos colegas Lisiane Rodrigues, Ana Pendeis e Ricardo Tambara.

Disponivel para download na íntegra,
Basta clicar AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário