quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Clube de História de Santiago - RS

Finalidade

O Clube de História de Santiago - RS tem por finalidade reunir os professores e acadêmicos de História, bem como pessoas interessadas em assuntos históricos para juntos realizar atividades diversas, tais como: análise de filmes, realização de debates de assuntos históricos, visita a museus e outros espaço de memória, encontros e palestras sobre assuntos da área de História, viagens de estudos e participação em eventos acadêmicos nas instituições de ensino do Brasil e do exterior.

Características do Clube de História

O Clube de História de Santiago - RSé um órgão autônomo, desvinculado de qualquer instituição de ensino superior, reunindo pessoas envolvidas na pesquisa autônoma e na produção de conhecimento, relatos de experiências e reflexões acerca da História.

Objetivos do Clube de História

a. Desenvolvimento de pesquisa e estudos nas áreas de Ciências Humanas;
b. Prática da pesquisa como instrumento possíbilitador da formação de sujeitos ensinantes e aprendentes autônomos;
c. Reflexão e exercício de valores caros à huamnidade: solidariedade, respeito ao próximo e a sí mesmo, zelo e respeito para com o patrimônio público, cuidado consigo e como o outro, o valor e o exercício da paz.

Divulgação de trabalhos realizados e troca de experiências

Os projetos desenvolvidos pelo Clube de História, assim como as pesquisas de seus colaboradores, serão apresentados em reunião de debates e eventos da área de História, visando difundir os trabalhos realizados e, principalmente, submetê-los à apreciação de outros pesquisadores e professores em busca de contribuições significativas.

Coordenadores do Projeto:

- Professora Amália Bochi Brites
- Professor Albino Lampert
- Professor João Batista dos Santos
- Professor Rodrigo Neres
- Acadêmica Lisiane Sales Rodrigues
- Acadêmico Renato Marchi Pinto

Programação para o II Semestre de 2010

- Reunião de início dos trabalhos do Clube com exposição das atribuições do grupo;
- Encontro de debates sobre as novas metodologias para o ensino de História;
- Sessão de vídeo com debates;
- Ciclo de palestras sobre Memória, Cultura e Patrimônio;
- Visita de estudos a um local de memória e patrimônio cultural;
- Reunião de trabalho para escolha de trabalhos a serem publicados em site ou documento impresso.

Um comentário: