sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pingos da História

Galileu Galilei





Físico, Matemático e astrônomo italiano, Galileu Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — 
Florença, 8 de janeiro de 1642) descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e obteve papel preponderante na chamada revolução científica.

 Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.

Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.


Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.


Uma das figuras históricas que revolucionaram o mundo e que hoje em dia ainda sentimos seus resultados.



Material completo disponível para download sobre o mestre matemático
 AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário