quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Espaço Aberto - A história das bandeiras da república

Quando falamos que nosso blog é um espaço aberto, onde todos os interessados pelo curso ou simplismente pela História podem e devem participar mandando-nos material ou contestando nossas edições. Ficamos felizes pela participação, ainda mais ao se tratar alguém que comprovado conhecimento e capacidade.
Assim, comentou o professor João Batista dos Santos:

"Caro Renato

Essa descrição das cores da Bandeira Nacional é de cunho poético, baseada na poesia de Olavo Bilac que originou o Hino à Bandeira.

Na realidade, o Decreto nº 4, de 19 Nov 1889, que alterou a Bandeira (porque na realidade não foi feita nova bandeira)diz que:

Art 1º - A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarela - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio uma esfera azul celeste, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e pontuada por 21 estrelas....

O verde já era tradição em Portugal e simboliza a casa de Bragança do rei D. Pedro I

O amarelo representa a Casa de Lorena, da Áustria, origem de D. Leopoldina.

A esfera azul celeste com a faixa branca vem da tradição romana como um símbolo de soberania e foi adotada na coroa dos reis portugueses.

Simplificando: Se manteve na bandeira de 1889, as mesma cores já definidas na bandeira de 1822. Ou seja, tanto a bandeira imperial quanto a republicana manteve a tradições do verde e amarelo do Brasil e azul e branco de Portugal, não esquecendo sua origem.

Prof João Batista"

Sendo assim, um dos objetivos de nosso blog alcançado, a participação do leitor.
Obrigado professor João Batista pelo esclarecimento. Continue auxiliando-nos.

Renato Marchi Pinto - Editor Blog História Sem Censura

Nenhum comentário:

Postar um comentário