sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os Astecas

    Os índios Astecas, foram dos povos mais civilizados e poderosos da América pré-colombiana. Ocuparam como se autodenominaram os habitantes do Vale do México (em uma ilha do Lago Texcoco), vieram para essa região, depois de uma longa e lenta migração.
    Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundou no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.
    A civilização Asteca impressionou os colonizadores espanhóis  pelas dimensões dos seus templos e pelo planejamento e riquezas das suas cidades. 
 Dividida em camadas bem definidas e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). 
 
Eles eram fortes, de pele escura, cabelos curtos e grossos, e rostos redondos. Assemelhavam-se a alguns grupos de indígenas que hoje vivem em pequenas aldeias perto da Cidade do México. Durante o governo do  imperador ,o império asteca chegou  a  ser  formado  por  aproximadamente  500 cidades.

    Sua arte mais brilhante, com pirâmides encimadas por templos como sendo a principal característica. Ou seja, as pirâmides propriamente ditas não representavam em si nada, constituíam apenas uma forma de elevar-se os templos mais importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu. 

Material da pesquisa realizada pelos colegas Ieda Brink, Cátia Bonotto, Ana Karine da Vida, Andrio Vianna. 

Trabalho disponível na ïntegra para download
Clicando AQUI

3 comentários:

  1. " Sua arte mais brilhante, com pirâmides encimadas por templos como sendo a principal característica. Ou seja, as pirâmides propriamente ditas não representavam em si nada, constituíam apenas uma forma de elevar-se os templos mais importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu. "

    As pirâmides realmente não representavam nada?

    ResponderExcluir
  2. os manuscritos sao muito mais belos, a unica coisa que ficou para descrever como era a bela cidade de tenochiclan, mas os espanhois tinham que meter o nariz em tudo

    ResponderExcluir