quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cléo Adriano Sabadi Bonotto...Querem conhecê-lo?

Depoimento de Cátia Bonotto, nossa colega e irmã do nosso querido Cléo:

Pois vou contar para vocês, eu me chamo Cátia Bonotto e sou a irmã dele quero que conheçam um pouco de sua história. Nossa família é de Ernesto Alves somos em três irmãos a Letícia, eu e o Cléo.

Um fato que marcou minha infância foi que aos seis anos de idade ele e minha mãe foram pra Santiago, e foram no mercado e lá ele viu uma boneca e insistiu para que comprasse a boneca para mim. Tínhamos pouca diferença de idade, e isso me surpreendeu, quando a tarde chegaram pelo ônibus com o presente para mim, minha mãe disse que foi quem quis trazer aquele presente, e isso me marcou muito, pois ele sempre pensava em nós antes de pensar em si mesmo, ele poderia ter pedido um brinquedo para ele, e ate hoje eu tenho a boneca devido a grandeza do gesto, e nunca esqueci o que ele fez.

E assim foi na infância e na adolescência ele sempre teve muito cuidado comigo e com a nossa irmã. Quando fez o vestibular e começou estudar e me disse: Assim que eu me formar, trabalhar e vou te colocar na universidade, eu disse: Eu não quero! Ele insistiu... Passou o tempo se formou em História e começou a trabalhar, uma das primeiras coisas que ele fez foi me colocar dentro da universidade pagando para eu poder estudar, pois eu não tinha condições financeiras para pagar meus estudos, e ele também passou muita dificuldade para estudar, e por isso desejava que eu tivesse melhores condições de vida. Um dos sonhos dele era formar eu e minha irmã.

Outro fato bastante relevante foi quando estava na universidade federal de Santa Maria onde fez mestrado em Ciência Política, ele pegou boa parte de suas roupas e cobertores e dou para os sem teto, o interessante é que nem tinha dinheiro para comprar outras, minha mãe disse e agora Cléo? Até teu cobertor tu doaste e ele disse: Mãe eles tem menos que nós. Ele nunca se importou com bens materiais, defendia os mais humildes, tinha ideologia, lutava por aquilo que acreditava, enfim era um conquistador. Fez vários trabalhos acadêmicos, muitos deles reconhecidos internacionalmente, pois recentemente ganhou prêmios com o trabalho...

Esse cara era meu irmão, uma pessoa que acreditava num mundo mais justo, que defendia a ideia que sonhava em ter um país mais politizado, e tudo o que vivo hoje devo a ele, ele me devolveu a vontade de viver.

Um jovem de coragem que falava o que pensava. Por isso afirmo Cléo eu sinto orgulho de tudo o que você fez em tão pouco tempo que viveu em nosso convívio, e tudo aquilo que você insistia para eu ser e fazer vou tentar fazer da melhor forma possível, me perdoa se não valorizamos o teu trabalho o quanto deveríamos, mas saiba que Eu Te Amo, sinto muito orgulho de você meu irmão, meu professor, amigo e companheiro das horas difíceis.

Sua memória não será esquecida, eu te prometo. Você sai da vida para entrar na história.


Cátia Luzia Bonotto




Cleó foi um guerreiro e deixou marcas profundas por onde passou, a saudade fica mas o orgulho de ter feito parte de sua história continua dentro de cada um de nós.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo continua dentro de cada um de nós...em tudo que aprendemos...e quando não deixamos suas lutas morrerem...e no que depender de mim não morrerão...

    ResponderExcluir