terça-feira, 22 de março de 2011

Reflexos - I Mostra de Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura no Brasil

A "I Mostra de Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura no Brasil" decorrida com seus paineis que informaram sobre as falsas liberdades ou total falta delas em um Brasil não tão distantes que mantém suas memórias vivas e sigilosas. Para todos que compareceram aos corredores do prédio 9 da URI - Campus de Santiago - RS, e em seus debates, palestras e testemunhos ocorridos no salão de atos, ficou demonstrado como é grande o desconhecimento da sociedade brasileira perante tal assunto (desconhecimento ou falta de reflexão). Nosso notável atraso sociocultural foi muito bem representado pela castração sofrida na educação da época, que percorre aos dias atuais, com as intelectualidades anuladas e tendo em seus lugares técnicas manuais (técnicas domésticas, artes, educação física...), e claro a mais admirável de todas Educação Moral e Cívica.

As diferenças culturais se monstram presentes no contexto sul-americano, Argentina, Chile e Uruguai, que também viveram tempos difícil com ditaduras repressivas e violentas, tornaram públicos seus documentos, e a responsabilidade das muitas atrocidades estão sendo referidas e julgadas. A História ainda é presente, seus personagens ainda vivem e mas sociedade alienada brasileira em seu comodismo nada representa para que sejam abertos os arquivos da ditadura.


Deixo um link sobre os arquivos encontrados sobre a ditadura no Paraguai, onde quase nenhum documento foi destruído ou danificado e seu acesso é livre e está ajudando a mudar a mentalidade política do país. Um ótimo texto publicado no Café História.
Para acessá-lo clique AQUI.


Deixo os parabéns para o professor do curso de História da URI - Campus de Santiago - RS Cléo Bonotto e a acadêmica e estagiária de extensão Ângela Ribeiro, pelos incansáveis esforços para que a mostra fosse possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário