domingo, 7 de novembro de 2010

Cine Clio - Dicas de Filmes



Em busca da bibliografia para realizar um trabalho sobre o Risorgimento , o processo de Unificação dos estados Italianos, a profª Rosângela nos indicou um filme épico, produzido em 1963. Uma raridade, em nossas locadoras é impossível encontrar, mas garimpando na internet, encontramos essa obra prima do cinema italiano, muito bom mesmo, inclusive em seu contexto histórico.
Para quem quer ver astros como Alain Delon aos seus 28 anos e Claudia Cardinale com 24, em atuações primorosas, e belíssimos eternamente. 
 
Título Original: Il Gattopardo
Gênero: Drama / Histórico / Guerra

Ano de Lançamento: 1963

Duração: 180 min

País de Produção: Itália / França

Diretor(a): Luchino Visconti

O Leopardo , do diretor italiano Luchino Visconti, é um épico com 47 anos, baseado no famoso livro II Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampadusa
O filme passa na Sicília durante o século 19, sob o domínio dos Bourbons. O Príncipe de Salina Don Fabrizio (Burt Lancaster) começa a perceber que a atuação de Garibaldi iria alterar a estrutura de poder dominante na Sicília. Quando acontece o desembarque de cerca de mil homens de Garibaldi, os camisas vermelhas, Tancredi (Alain Delon), sobrinho do príncipe, sussurra para ele a fórmula mágica: "se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude". Assim, ele também participa da luta pela unificação da Itália, garante a continuidade da influência da família no poder e ao mesmo tempo a sua própria sobrevivência social, casa-se com a filha de um latifundiário (Claudia Cardinale). Visconti retrata os antecedentes que geraram a decadência da nobreza siciliana e sua adaptação aos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário