terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seminário História e Movimentos Sociais

Seminário História e Movimentos Sociais
chist ufrgs
agosto 24, 2010




As atividades acontecem quarta e quinta-feira dessa semana, nos turnos da manhã e da noite, no Mini-auditório do IFCH, no Campus do Vale.

Inscrições pelo e-mail chist.ufrgs@gmail.com (assunto do e-mail: "inscrição seminário movimentos sociais").



Quarta-feira (25/08)

manhã - 08h30min

Mov. Negro-representante do Quilombo dos Silva

LGBT-representante do Coletivo LGBT UFRGS



noite - 18h30min

Mov. Operário- Sílvia Petersen

Representante do CPERS



noite - após a mesa

Confraternização no espaço do CHIST com ceva barata, gente bacana e música boa!



Quinta-feira (26/08)

noite - 18h30min

representantes do MTD, do MNLM e do MST



Sobre a saída de campo:



O Grupo Ecológico Alerta Verde, com o Geovane Brandão, estudante de Geografia da UFRGS e há um bom tempo Técnico em Reforma Agrária do INCRA, vai tratar de assuntos como a questão das edificações voltadas pro ecológico, que é uma das propostas do Olímpio, o assentado que vai receber o grupo, que pretende passar a idéia da Permacultura e das possibildades de ocupação equilibrada do espaço rural.

Um assentado vai falar da história da ocupação até o reconhecimento oficial do Assentamento da Fazenda Itapuí, que era a residencia de verão do Governador Ildo Meneghetti e este grupo que ocupou a fazenda é oriundo da Fazenda Anone, testemunhas dos episódios da Encruzilhada Natalino.

Um representante do Movimento vai servir de guia pelos outros 4 assentamentos da região (isso vai ser no domingo, vamos embora no inicio da tarde.

Lila Mandala vai preparar uma alimentação especial com base na culinária védica, para quem é vegetariano vai ser uma celebração, somado a uma intervenção holística.



A princípio o valor da saída (transporte+alimentação) é de R$50. Estamos estudando maneiras de baixar o preço.



Para aqueles que quiserem certificado do seminário, o valor é de R$10 (exceto os que participaram do seminário de Mulheres e Feminismos, em abril). Para quem quiser assistir os debates sem certificado, a entrada é gratuita.

sábado, 21 de agosto de 2010

Pingos da História

Atravéz das pesquisas intermináveis da nossa colega Lisiane Rodrigues, apresentamos um material reproduzido pela revista Super Interessante, onde a mitologia é destrinchada em suas mínimas aplicações.

Dispomos o link para download do material

Para baixar clique AQUI


Quando nada mais explica a existência o Homem, o sobrenatural se manifesta.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cine Clio - Dicas de Filmes

Mais uma indicação de filme do nosso Cine Clio





Direção: David Lean

Duração: 163 min

Ano: 1984 


Sinopse: No final dos anos 20, Adela Quested (Judy Davis), uma rica inglesa de idéias liberais, viaja para fora do país pela primeira vez, ao seguir para a Índia para encontrar seu noivo e tentar se adaptar ao país. Mas o choque cultural acontece e quando tudo parecia facilitar a integração ao conhecer Dr. Aziz (Victor Banerjee), um indiano que a leva para visitar as cavernas de Marabar, lá Adela alega que Aziz tentou violentá-la.

 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Devaneios da insônia

Como está a nossa ideologia?

Onde ela sempre esteve, no intimo de cada ser humano, no seu ser mais primitivo. Mesmo com suas variações através do tempo, difícil ver o homem desligado, desprendido de seus ideais. A discussão se faz pela falta atual de um ideal em nossa geração. Aquele ideal libertador dos tempos da ditadura, ou social das revoluções, tanto burguesa quanto socialista, de um extremo ao outro, mas sempre ligados de forma primitiva.
Talvez a “liberdade” a nós ofertada, faça-nos seguir rumos ainda desconhecidos onde o próprio conceito de ideal está entranhado. LIBERDADE, palavra doce aos ouvidos ávidos de quem sonha. Até onde o conceito de liberdade está plenamente presente em nossos ideais? Já aprendi que não posso realizar perguntas em um texto se não posso respondê-las, contudo essa questão se faz tão simples e ao mesmo tempo tão complexa.
De certa forma escrevo minha singela opinião como forma de expressão pura de uma ideologia em construção, onde a constante revisão de conceitos se apresenta para mim como a melhor forma de poder criar ou desfazer meus ideais.
Parto do conceito do CCCP1 (Conformismo, Consumismo, Comodismo e Prazer), a ordem dos fatores não altera o produto. Assim como Marx defendeu que a batalha da humanidade sempre esteve ligado as lutas de classe, onde somente nas comunidades primitivas poderia se dizer que ouve um socialismo puro e real, o conformismo como ideologia coloca o homem a mercê das ideologias seguintes, em sua aceitação retrata o homem, ao longo dos tempos, como objeto substituível e temente, em que o poder ou o ter sobressaem-se ao ser. Quando a indignação se mostra como máxima forma de expressar um descontentamento conformado pela sociedade.
Ao deixar o ser de lado, o ideal consumista assume formas inimagináveis. Há quem diga que consumismo não pode ser tachado como ideal, mas sim como uma condição humana, reflexo da sociedade, ou das necessidades sociais. Vejo como ideal partindo das experiências, onde repetindo o ter ou o poder ter se fazem como objetivos a serem alcançados para realização, ou quem sabe um prazer momentâneo, que se traduz na felicidade passageira do ser humano e a necessidade quase que viciosa do homem de adquirir facilidades. Não deve ser negada que a comodidade gerada pela onda consumista agrega em nossas vidas ausência de dificuldades e confortos nunca antes experimentados, com evoluções por minuto, com simplificações para coisas simples, ou “soluções para problemas inexistentes”.
Ligo o comodismo com os prazeres, diferenciando de conformismo, unido mais ao lado social. Na comodidade o homem encontra tempo para pensar, para refletir, porém ao agir, sendo fruto de sua reflexão uma situação desconfortável, a distorção do próprio pensamento se apresenta como forte repressor e como da natureza humana seu instinto de sobrevivência fala mais alto em suas diversas formas de aplicação.
Ao passar dos anos a sociedade nos deu a liberdade de seguirmos qualquer ideal, sendo é claro, qualquer um que gere maiores rendimento$.




Hasta la Victoria Siempre!



1Qualquer semelhança de siglas é, com toda certeza, mera coincidência.


Renato Marchi Pinto - Acadêmico de História

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cine Clio - Dicas de Filme

Filme de hoje:




Direção: Michael Powell

Duração: 106 Min. 

Ano: 1940 

Sinopse:Menino ladrão das ruas de Bagdá ajuda jovem sultão deposto do trono por feiticeiro a recuperar o poder. Para isso conta com a ajuda de um gênio mágico que lhe concede três desejos.





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pingos da História

Deusa Atena - Mitologia também é estudada no Curso de História.




Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas. Atena, considerada a deusa virgem, ficou assim durante toda a história, pois pedia para que os deuses não se apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria que largar sua vida de guerras e passar a viver em uma vida doméstica.
também ficou conhecida como Minerva pelo voto de desempate que deu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Atena deu o voto de Minerva como é conhecido hoje, e declarou Orestes inocente.
Essa grande deusa era para ser a nova Rainha do Olimpo, mas como era mulher seu pai continuou no trono. Mas Atena foi a deusa da sabedoria, prudência, capacidade de reflexão, poder mental, amante da beleza e da perfeição.


Desenvolvido pela acadêmica Catia Bonotto.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lições do Rio Grande

Nossos professores, representantes das ciências humanas e sociais, estiveram entre os dias 2 e 4 de Agosto em Bagé, para mais uma rodada de estudos destinados ao Lições do Rio Grande, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos professores da rede estatal em suas determinadas áreas de conhecimento e consequentemente uma mudança sistemática da educação em nosso estado.




Respectivamente professor Albino Lampert, representando a área da Geografia; Professora Vera Teixeira, representado o curso de História; Acadêmica do curso de História Lisiane Rodrigues, ganhando experiência; Professor Cleo Adriano Bonotto, também representando o curso de História.

Cine Clio - Dicas de Filmes

No comando da acadêmica Cátia Bonotto, está sendo feita uma seleção dos filmes em disposição no acervo do nosso Cine Clio.

Filme de hoje:

Direção: Ernst Lubitsch

Ano: 1942

Duração: 100 Minutos


Sinopse: Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos Nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos Nazistas uma mensagem danosa para a resistência. 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Taquarembó e Tupantuba - Visita técnica dos acadêmicos do Curso de História URI - STGO

O vídeo está dividido em três partes:

A Primeira Parte



A Segunda Parte



A Terceira Parte




Partindo do material coletado em nossa pesquisa histórica nas localidades de Taquarembó e Tupantuba, editamos o material relacionado e estamos pondo a disposição de todos em nosso blog e no youtube.


Creditos:

Fotografias e gravações: Lisiane Rodrigues e Ricardo Jornada;
Edição, Montagem e Textos: Renato Marchi Pinto.

Fonte de dados: Projeto de pesquisa Taquarembó e Tupantuba, 1889 à 2010, memórias que ainda não se perderam, desenvolvido pela acadêmica Lisiane Rodrigues.

Clique AQUI para fazer download do projeto de pesquisa desenvolvido pela acadêmica Lisiane Rodrigues.

II Semeste 2010

Aqui estamos de volta, após um período de pausa devido as férias de meio de ano. O frio que castiga nossa comunidade nos parece ainda mais intenso nas proximidades da universidade, devido sua localização, digamos, elevada.

Nos deparamos com a mesma realidade presenciada no semestre passado, a falta de professores devido ao "Lições do Rio Grande", projeto que pretende dar novos rumos à educação no estado.

Não que essa ausência seja de toda prejudicial, pois foi aberta a oportunidade para antigos colegas de curso desenvolverem projetos, didáticas como no caso dos colegas João e Vagner (desculpe a ausência de sobrenomes). Ou pela exposição dos projetos, ideias e exemplos de aplicação de nossas aprendizagem na prática com o professor Rodrigo Neres, encarregado da Cultura de nosso município, também egresso do Curso de História, onde trabalhou também o importante papel do patrimônio e suas variações.

Neste início de II Semestre, ao que nos parece, partimos com o pé direito.

Bem vindos e " Hasta la Victoria Siempre!"