segunda-feira, 28 de junho de 2010

II Jornadas Internacionais de Problemas Latinoamericanos

''Movimentos Sociais, Processos Políticos e Conflito Social: Cenários de Disputa''

Universidade Nacional de Córdoba,
18 a 20 de novembro de 2010


http://jornadaslatinoamericanas.blogspot.com/
Comité organizador: 2jornadaslatinoamericanas@gmail.com


SIMPOSIO 21

Democracia e Legado Autoritário no Cone Sul: O Debate Sobre Anistia,
Revisão do Passado, Reparações e Punições nos Governos Democráticos
Latino-Americanos.
Os processos de transição para regimes democráticos foram a marca dos anos ´80 no Cone Sul.
Ainda atualmente não há consenso se tal processo teria chegado ao fim, e que tipo de regimes
democráticos nos teria legado. Indicadores importantes da atualidade do tema seriam as recentes
discussões sobre o acesso aos arquivos produzidos pelos órgãos de repressão, bem como as
possibilidades de se levar a julgamento os torturadores, e ditadores do período.

No caso do Brasil, há polêmica em torno da revisão da Lei de Anistia de 1979, ou mesmo sua
interpretação. Para alguns juristas ela não poderia ser utilizada para impedir processos contra os
torturadores, por exemplo, já que a tortura não seria um crime político. Há partidários do regime
beneficiados pela lei, e que cometeram delitos fora do prazo de abrangência desta, o que
representa uma aberração jurídica. Outro fator importante diz respeito à criação de comissões de
verdade e justiça, que teriam por finalidade a apuração de crimes cometidos entre os anos de
1964-1985. Em que pese os exemplos de países como a Argentina, a criação de tais comissões
apenas teria possibilitado o acesso à verdade, uma vez que, nenhum processo foi aberto tendo
por base a documentação analisada. O governo brasileiro está aquém de seus vizinhos no que diz
respeito à revisão do passado e punições. No Brasil o acesso à documentação encontra-se
prejudicado, não apenas pela resistência militar, mas também através da colaboração do Poder
Executivo (Decreto FHC nº 4.553/02). Em 2004, já no governo Lula, o debate foi reaberto.

Como resposta à sociedade foi criada a Comissão de Averiguação e Análise de Informações
Sigilosas, coordenada pela Casa Civil, com o objetivo de avaliar a documentação, mantendo-a no
sigilo, ou liberando-a ao acesso público. Contudo, tendo a Comissão de Averiguação recebido a
prerrogativa de estender o sigilo, as leis criadas posteriormente não buscaram revogar o Decreto
de FHC, mas sim resolver o impasse constitucional que esta criou.

Outros países, como o Uruguai e Chile, tentam seguir o exemplo argentino nesta questão. Na
Argentina os membros da junta militar foram julgados por crimes de lesa-humanidade e
recentemente a presidente Cristina Fernández de Kirchner determinou a quebra de sigilo dos
documentos referentes ao período, possibilitando o acesso a familiares e pesquisadores. E até
mesmo o Paraguai avançou muito nesse quesito ao, não só, abrir seus arquivos, mas disponibilizá-los on line.

A proposta deste Simpósio é de discutir as ditaduras militares latino-americanas, os processos de
transição para a democracia e os debates atuais sobre como solucionar os problemas de
impunidade e acesso às informações sobre vitimas destes governos. Procuraremos analisar as
realidades destes países, quais as saídas encontradas por seus governantes e sociedade civil. Assim
como realizar uma análise numa dimensão comparada ao caso brasileiro, sendo este emblemático
em relação ao grau de institucionalidade alcançado pelo regime ditatorial, e como um dos poucos
países que não promoveram o chamado “acerto de contas” com seu passado. Queremos debater,
quais os interesses em disputa? Como conciliá-los? Há um modelo de política de arquivos a ser
seguido? Quais os desafios enfrentados por estes países que tentam achar uma política que atenda
as vítimas do regime? Que relação há entre os níveis de institucionalidade das ditaduras, seus
processos de transição, e a qualidade das democracias criadas?

Serão aceitos trabalhos sobre os seguintes temas: arquivos, memória, organizações políticomilitares, sistemas de informação e inteligência, transição democrática, relações civis-militares, e anistia.

Coordenadores:
Gislayne Sampaio (Universidad Federal de Minas Gerais)
gislaynesampaio@yahoo.com.br
Isabel Cristina Leite (Universidad Federal de Minas Gerais)
ic.leite@yahoo.com.br
Mario Ayala (Universidad de Buenos Aires)
marioayala@filo.uba.ar
Melisa Slatman (Universidad de Buenos Aires)
melisaslatman@filo.uba.ar
Os interessados em participar deverão preencher uma ficha de inscrição on line onde
constarão seus dados e o resumo do projeto, o qual estará sujeito a avaliação por parte dos
coordenadores dos simposios. A aprovação ou recusa dos resumos propostos será
comunicado aos autores.
Cabe destacar que a ficha de inscrição estará disponivel a partir de 5 de maio no site
das Jornadas (http://jornadaslatinoamericanas.blogspot.com/).

A extensão máxima dos resumos será de 250 palavras e somente serão aceitas propostas de até 5 integrantes. Também, poderão apresentar até dois projetos por autor em diferentes
simposios, pelo que deverão preencher uma ficha de inscrição para cada resumo enviado.
Cronograma



Envío dos Resumos
A partir de 5 de maio de 2010
Até 30 de junho de 2010
Envío de Projetos
Até 30 de setembro de 2010

Expositores
Estudiantes e militantes de organizações
sociais
60 pesos
Investigadores, docentes. 
75 pesos
Extrangeiros residentes fora da América Latina
75 dólares
Assistentes com certificado
20 pesos


Material enviado pelo Professor Cleo Adriano BonottoMestre em Integração Latino-Americana

Quermesse Universitária

O curso de História se fez presente na edição 2010 da Quermesse Universitária. Muita festa, alegria e gente bonita prestigiaram o evento. Somente um porém foi ressaltado pelo nosso e por outros cursos, a estrutura física montada que acabou afastando o público de certa área com exposição dos cursos. E para constar no quadro oficial, um recuerdo da noite.

Acadêmicos e determinados estudantes do intercâmbio que se faz mais que tradicional.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Noite de Quermesse!

Noite de festividades no Campus da URI de Stgo, a já tradicional Quermesse Universitária 2010 aconteceu hoje 24 de junho 2010, popular noite de São João, que tem por peculiaridade em sua data a noite mais longa do ano.

O curso de História, não poderia ficar de fora desta empreitada. Será servida na barraca de História para esquentar a noite fria de inverno doses calculadas de pinga, cachaça, caninha, aquela que matou o guarda, rabo de galo, etc. Para não deixar o estômago vazio venderemos PIZZA (sem o trocadilho da última), e tudo da melhor qualidade e por um preço muito acessível. Música ao vivo, e atrações também fazem parte do espetáculo. A QU 2010 acontecerá a partir das 20h e 30 min, com estrutura montada no estacionamento localizado em frente ao Bar da URI.


Esperamos por todos!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Diretório Acadêmico - Eleição

Estamos dispondo como foi acordado em reunião, ontem 21/06/2010, o link para download do regimento interno do antigo diretório acadêmico do curso de História. Baseado em suas diretrizes, redigiremos nosso documento oficial.
Link para Download

Para baixar o estatuto clique AQUI

Posteriormente maiores comentários.

Noite da Pizza

Em contemplação aos últimos eventos, uma noite agradável de confraternização, muita pizza para exemplificar, vinho (com moderação), bate-papo e descontração. Prof. Amália Bochi demonstra seus dotes culinários aos alunos do IV semestre de História.





Vejamos a vida com seriedade, sem esquecer dos momentos ao lado de quem gostamos, isso é realmente o que importa.

Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás!

Reflexão

Sem maiores comentários.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Página virada na História III

Depois dos acontecimentos de 16/06/2010, marco histórico no curso de História, nos perguntamos e nos preocupamos qual seria o destino do nosso curso. Nosso, porque nós somos o curso. É a nossa opinião, que é formada e de forma humilhante desprezada. Continuamos a reafirmar que mudanças virão, com algumas mudanças na plataforma e política organizacional dos alunos.
Adiantamos aqui a criação do diretório acadêmico do curso de História. Dizemos CRIAÇÃO pelo simples fato da falta inexplicável e incoerente da documentação do antigo diretório. Nada mais que outro obstáculo.


O poder está nas massas!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Página virada na História II

Página virada na História, mesmo capítulo. A história se faz a todo instante.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Página virada na História

Hoje, 16 de junho de 2010, teremos a oportunidade de fazer parte da história da URI e do nosso curso. Está em andamento o pleito que deverá decidir os rumos de nossa universidade e o nosso próprio futuro. Nós, estudantes do curso de História, reconhecemos qual a melhor opção para a sobrevivência do curso.

E que venham as mudanças!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pedido aos Visitantes

Estamos ainda em estágio de construção do nosso Blog, de captação de materiais e melhor estrutura. Você visitante que possui conta no GMAIL entre como seguidor em nosso blog, e apoie essa iniciativa do corpo acadêmico do curso de História da URI Campus de Santiago. Atuais acadêmicos do curso, ex-alunos, ou simplismente adoradores da História, vista por outro ângulo como nós vemos, vamos fazer deste espaço uma janela crítica, de liberdade de opinião e expressão. Divulguem nosso blog, estamos com projetos maiores e necessitamos da união da rede mundial de computadores. Informações ou contato no email hist.uri@gmail.com. Desde já agradecemos a todos que nos visitaram e que sejam bem-vindos para nos visitarem novamente.


Obrigado
Acadêmicos do curso de História.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Visita Técnica à Tupantuba

Nossa turma em mais uma saída de campo, literalmente falando, na outrora gradiosa Tupantuba. Posto agora algumas fotos.

Fotos Tupantuba

 Mais um passo na descoberta da História Regional.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Visita Técnica em São Francisco de Assis - RS




Registros visuais do estudo histórico feito na região, mais precisamente em São Francisco de Assis - RS. Turma do Professor Albino Lampert, disciplina de História Regional.

Neste link, logo abaixo, os nossos registros.

Fotos São Francisco

Estudo da História Regional baseada no conceito de micro História, defendida e difundida pelos Annales.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Atual corpo docente do curso de História URI STGO

DISCIPLINA
PROFESSOR
TITULAÇÃO
Introdução ao Estudo de História
Introdução à História Econômica
História Econômica Geral
Realidade Brasileira
Albino Roque Lampert História e Geografia
Especialização em História da Cultura
Mestre em Educação Ambiental
Pré História
História Antiga
História Medieval
Estágio Supervisionado Ensino Fundamental
Amália Bochi História
Especialização em Educação Especial
Antropologia Cultural
Sociologia Geral
História Oral
Dirceu Luiz Alberti Estudos Sociais - Filosofia
Especialização em Pensamento Político Brasileiro
Mestrado em História da Educação
História do Brasil
Trabalho de Graduação
História Econômica Geral
Oralidade e História
Cléo Adriano Sabadi Bonotto História
Mestrado em Integração Latino-Americana
Teoria da História
História do Brasil
Historiografia
Rosangela Montagner História
Filosofia
Especialização em Pensamento Político Brasileiro
Mestrado em História da Educação
História e Novas Tecnologias Marlene P. Specht História
Especialista em Informática na Educação
Especialista em História: Cultura, Mamória e Patrimônio
Filosofia
História das Idéias Políticas e Sociais
Metodologia Científica e da Pesquisa
Fernando Teixeira Delavy Filosofia
Mestrado em Filosofia
História do Rio Grande do Sul
Metodologia e Pesquisa em História
Sady Brum de Paula História
Especialização em História do Brasil
Mestrado em Integração Latino-Americana
História da Arte Elvanir Gastaldo Ruviaro Educação Artística
Especialista em Gestão e Planejamento em Educação
Organização da Educação
Brasileira
Fernanda Noronha Rosado Pedagogia
Especialização em Séries Iniciais
Mestranda em Educação
Didática Cíntia Andréa Dornelles
Teixeira
Pedagogia
Especialização em Educação Interdisciplinar de Portadores de Necessidades Especiais
Mestrado em Educação
História da América Vera de Fátima Teixeira
Pinto
História
Especialização em História e Literatura do Rio Grande do Sul
Didática
Sociologia da Educação
Elaine Maria Dias de Oliveira Pedagogia
Especialização em Currículo por Atividades
Mestranda em Educação